Durante visita às obras da Transnordestina e da transposição do São Francisco, ontem (10) em Salgueiro (PE), no sertão central, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, viu de perto o andamento dos trabalhos. E aproveitou para garantir o provável cronograma de conclusão das duas.
Quanto à transposição, o eixo leste, que compreende 220 quilômetros entre os municípios de Floresta (PE) a Monteiro (PB), deve ser concluído em 2012 – conforme o ministro. Já o eixo norte, que vai de Cabrobó (PE) a Cajazeiras num total de 402 quilômetros, será entregue em 2013. Mais de R$ 1,2 bilhão já foram investidos nos dois eixos.
Acompanhando FBC, o governador Eduardo Campos (PSB) – que também vistoriou o lote 3 da transposição – fez uma rápida visita à maior fábrica de dormentes de bitola larga do mundo, cujas peças irão compor a ferrovia. Na ocasião os dois e demais integrantes da comitiva foram recepcionados pelo presidente da Transnordestina, Tufi Daher Filho.
Eduardo garantiu que os recursos necessários à execução da ferrovia estão assegurados até o segundo trimestre deste ano. Segundo Eduardo, a preocupação neste momento é buscar os recursos a partir do mês de abril, para que a obra não sofra paralisações. No entanto, o governador adiantou que todos os trechos da Transnordestina estarão em obras até julho.
Com 1.728 quilômetros de extensão e dividida em 25 frentes de trabalho, a ferrovia vai ligar os portos de Pecém (CE) e Suape (PE) à cidade de Eliseu Martins (PI). Para isso, serão investidos R$ 5,4 bilhões que vão gerar 14 mil empregos diretos no pico das obras. A Transnordestina, segundo o ministro, será inaugurada no final do ano de 2012. Salgueiro é considerado um ponto estratégico dentro do traçado da ferrovia, pois é no município pernambucano que a mesma se expande nos três sentidos. (foto: Daniel Torres/divulgação)