Por dentro das notícias

Páginas

2 de set de 2010

Um mês depois, só 50 candidatos estão inscritos no portal Ficha Limpa

                                                                          


Um mês após sua criação, o site da Ficha Limpa ( http://www.fichalimpa.org.br ou fichalimpaja.org.br) tem apenas 50 candidatos a cargos públicos inscritos, o que equivale a 0,25% do total de 20 mil pessoas que disputam as eleições deste ano, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).




Há apenas um candidato a presidente, Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) e dois a governador, Fernado Gabeira (PV), que disputa no Rio, e Soraya Tupinambá (PSOL) no Ceará. Tantos candidatos esperam a regularização dos seus documentos para passar a integrar o portal.



O site é um cadastro positivo no qual se inscrevem os candidatos que se consideram fichas-limpas. “Todos os candidatos à Presidência receberam correspondência pedindo a inscrição, no entanto, a imensa maioria nem respondeu. Acho que não estão dando a menor importância”, lamentou o vice-presidente do Instituto Ethos, responsável pelo portal, Paulo Itacarambi.



Ao se inscrever, o candidato se compromete a abrir imediatamente todas as suas contas de campanha, inclusive doações eleitorais. A lei eleitoral só prevê a abertura das contas quando acabar a eleição. Para se inscrever no site, o pretendente a cargo público declara que abre suas contas e permite a fiscalização de eleitores sobre este quesito.

Fonte: Blog da folha.com

Um comentário:

  1. Senhores e Senhoras exijam de seus candidatos as suas inscrições no ficha limpa para lhes dar oportunidade de verificar a vida pública deles, só 50 tiveram coragem de se inscrever e os outros onde estão?

    ResponderExcluir